Relato sobre o VIII CBGP – Dias #2 e #3

palestraDeannaNo segundo dia, Deanna Landers, presidente do Conselho de Diretores do PMI, apresentou a palestra ‘Effective Communications with Executive Sponsor ensures Success‘ na qual comentou sobre a importância do patrocinador na facilitação para resolução de problemas e que 80% dos projetos de sucesso possuem patrocinadores ativos. Comentou ainda a importância da comunicação dos gestores de projeto para com os patrocinadores, respeitando seu tempo, apresentando confiança e sendo aberto e conciso, com informações objetivas e ‘não técnicas’.

ImageEm seguida, Pedro Trengrouse falou da oportunidade de projetos para Copa e Olimpíadas. Guti Fraga, em uma apresentação ‘mais relaxada’ falou do Projeto Social Nós do Morro. O presidente do PMI Portugal, Angelo Pinto comentou sobre Modelos de Maturidade em Gerenciamento de Projetos e Luis Alberto Urzúa, chefe dos mineiros resgatados no Chile em 2010, apresentou a palestra ‘Gestão de Equipes sob Tensão’ relatando sua experiência no episódio que marcou o Chile. Érico Fileno explicou o que é ‘Design Thinking e, por fim, Sylvain Gauthier, líder do PMO Cirque du Soleil, falou sobre como o maior circo do mundo gerencia seus espetáculos, citando um SCRUM como metodologia de gerenciamento ágil de projetos e sobre sua necessidade de conciliar projetos ‘normativos’ e ‘criativos’, enfatizando o papel do gestor de projeto como facilitador na resolução de problemas.

No terceiro dia, Américo Pinto apresentou a palestra ‘Técnicas e Práticas Avançadas para PMOs: O que há de mais inovador no Brasil e no mundo sobre o tema‘ na qual comentou sobre as funções e competências necessárias dos PMOs bem como modelos para avaliar a maturidade [PMO Maturity Model®] e o desempenho [PMO Performance Model®], sendo este último composto por indicadores, descrições e pesos, baseados no AHP, com foco no serviço, projeto e negócio.

Indicou o livro The Project Management Office (PMO): A Quest For Understanding e destacou o papel do PMO como prestador de serviços para diretoria executiva das organizações. Comentou do PMO Master Class, um programa de aperfeiçoamento de líderes de PMOs, no qual é coordenador técnico e, por fim, elencou as pesquisas na área como BSC para PMOs, modelo de análise de viabilidade de PMOs e guia com boas práticas de PMOs [espécie de ‘PMOBOK’].

Em seguida, Eduardo Freire apresentou a palestra sobre o Microsoft EPM citando algumas funcionalidades para gerência de portfólio, como o uso do AHP para apoio no planejamento estratégico.

Mário Trentim apresentou a palestra ‘Gerenciando Incertezas em Projetos de Inovação usando Strategic Choice Approach‘ e Finnochio falou sobre o ‘Project Model Canvas‘, ferramenta de facilitação visual, enfatizando a necessidade de planejamento orientado a compromissos em vez de cronogramas detalhados, também comentado por Trentim.

E foi isso… Evento muito interessante com palestras de alta qualidade, no qual tive a oportunidade de publicar o trabalho ‘O Gestor de Projetos como Facilitador de Processos de Apoio à Decisão: Uma Visão Complementar ao Guia PMBOK®‘ como poster.

Até o próximo… 🙂

Anúncios

Sobre adsoncunha

http://adsoncunha.com
Esse post foi publicado em TI e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s