Relato sobre o VIII CBGP – Dia #1

ImageDe 05 a 07 de Junho foi realizado, em Goiânia – GO, o VIII Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos (CBGP), um dos maiores eventos no Brasil sobre o tema. Foi uma ótima oportunidade para networking e troca de experiências. Uma vez que as palestras aconteciam em paralelo em três trilhas: governo, tecnologia da informação e infraestrutura, tive que escolher algumas para participar. Nesse post falaremos das palestras do primeiro dia.

A primeira delas foi sobre ‘Cases de Projetos Ágeis‘, de Nikolai Albuquerque, na qual comentou sobre os 7 passos para o gerenciamento ágil de projetos: cultura, coragem, conhecimento, equipe, estratégia, roadmap e visibilidade, enfatizando a necessidade da implantação de processos a partir das deficiências da empresa.

Na segunda, Wankes Leandro, na palestra ‘Escritórios de Projetos Governamentais‘ comentou sobre os tipos de PMOs: Nível 1 – Estação Metereológica [operacional]; Nível 2 – Torre de Controle [tático] e Nível 3 – Órgão Regulador [estratégico]; sobre o foco atual em pesquisas relacionadas à desempenho de PMOs e sobre as características importantes de todo PMO: simplicidade, comunicação, foco em atividades que agreguem valor com implantações iniciais via piloto, apoio aos GPs apoiando-o não só na forma, mas no conteúdo, entendimento dos problemas organizacionais e apoio do patrocinador. Ele ainda comentou que os PMOs têm sido vistos como novos “equipamentos públicos” e falou sobre OSMs [Office of Strategic Management], conceito mais amplo de PMO, abrangendo escritório de projetos, processos, qualidade, governança e estatística.

A terceira palestra, intitulada ‘Inovar é uma questão de sobrevivência‘, foi apresentada por Celso Camilo, o qual enfatizou que inovar é invenção + usabilidade, fazendo um paralelo com o Chindogu, ferramenta japonesa que liberta a criatividade e que não corresponde à inovação propriamente dita. Comentou também que pesquisa é aplicar dinheiro para gerar conhecimento e que inovação é aplicar conhecimento para gerar dinheiro. Além disso, enfatizou que o processo de destruição criativa é um fato essencial do capitalismo e que o certo é uma variável temporal [Ex. KODAK].

Na quarta palestra, intitulada ‘Auto-gerenciamento: o poder do empowerment em times ágeis‘, Leandro Farias apresentou as fases de formação de times e o papel do líder em tais fases: time se formando = líder muito direcionador e pouco servidor; time em conflito = líder muito direcionador e muito servidor; time formado = líder pouco direcionador e muito servidor; time com alta competência e alto direcionamento = pouco direcionador e pouco servidor. Citou também o ‘Candle Problem‘, que evidenciou que nem sempre recompensa financeira ajuda na produtividade, podendo ainda atrapalhá-la. É comprovado que no século 21, era do conhecimento, recompensa/punição não funcionam mais como antigamente. Comentou também sobre ROWE [Results Only Work Environment], uma estratégia de gerenciamento de recursos humanos em que os funcionários são pagos pelos resultados em vez do número de horas trabalhadas.

Por fim, José Roberto Marques, presidente do IBCCoaching, falou sobre o papel do Coaching no mundo corporativo e suas bases na administração, psicologia, filosofia e teologia. No final da apresentação, a galera ainda ganhou o mais novo livro de José Roberto, ‘Leader Coach – Coaching Como Filosofia de Liderança‘. Angelo Valle ainda falou sobre ‘Gestão de Stakeholders‘ e sua inclusão como uma nova área de conhecimento no PMBOK 5 Edição e sobre a ISO 21500, novo padrão da Organização Internacional de Padrões com foco em Gerência de Projetos.

No próximo post falamos do segundo e terceiro dia… 🙂

Anúncios

Sobre adsoncunha

http://adsoncunha.com
Esse post foi publicado em TI e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s