A influência da música na produtividade

Hoje li uma reportagem sobre a influência negativa de se ouvir música na produtividade individual. “Os pesquisadores dizem que o estímulo sonoro é bom para preparar a mente antes do trabalho. Durante o expediente, as variações acústicas nos deixam confusos. E bem menos eficientes.” diz o texto.

Na mesma hora lembrei do que li em Peopleware, de Tom DeMarco. Durante os anos 60, pesquisadores da Cornell University conduziram uma série de testes sobre os efeitos de se trabalhar com música. Dividiram estudantes em dois grupos: os que gostavam de trabalhar com música e os que não gostavam. Eles colocaram metade de cada grupo juntos em uma sala silenciosa e a outra metade de cada grupo em uma sala diferente equipada com fones de ouvido. Foi dado um problema a ser programado em Fortran a partir de uma especificação. Os participantes nas duas salas realizaram a programação na mesma rapidez e com a mesma acurácia. A parte do cérebro requerida pra aritmética e tarefas lógicas (esquerda) é diferente da parte requerida para música (direita). A parte criativa exige da parte direita do cérebro.

Enfim, a influência da música depende do tipo de atividade que você está fazendo? Ou não? Cada um que tire suas próprias conclusões…

Anúncios

Sobre adsoncunha

http://adsoncunha.com
Esse post foi publicado em TI e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s